4 Estratégias de Investimento a Longo Prazo

Bem-vindo ao nosso guia sobre estratégias de investimento a longo prazo. Neste post você saberá o que são, como escolher o melhor plano, exemplos de investimentos e as melhores estratégias.

Nos últimos anos os brasileiros passaram a olhar este tipo de investimento com u pouco mais de atenção. Primeiro porque as mudanças relacionadas à aposentadoria fez com que muita gente pensasse em opções para garantir uma velhice segura.

Além disso, investir a longo prazo nos permite significa uma redução de riscos considerável e, principalmente os iniciantes, começam sua jornada sendo investidores conservadores. Isso faz sentido para você? Então confira esse conteúdo!

O Que São Investimentos a Longo Prazo e Como Funcionam?

Antes de falarmos sobre as melhores  estratégias de investimento a longo prazo, precisamos entender o que são estes ativos e como funcionam. Dessa forma, você terá certeza de que estará escolhendo algo que atende às suas necessidades.

Um investimento a longo prazo, é uma estratégia em que se mantém os ativos financeiros por longos períodos, muitas vezes, durante anos. Sendo assim, não se compra e vende com rapidez, como ocorre com os investimentos de curto prazo.

Em síntese, o objetivo desses investimentos é permitir que aproveitemos o crescimento gradual ao longo do tempo e esse deve acontecer com consistência.  Através do interesse composto, estes ativos se baseia na premissa que, embora sofram flutuações e seja volátil, o mercado financeiro tende a se valorizar com o passar dos anos.

Quando chegar a hora de escolher um investimento a longo prazo, é necessário considerar alguns pontos, por exemplo:

  • Modelo: ações, imóveis, fundos mútuos, títulos ou commodities. Nesse momento também devemos pensar em nossas metas financeiras e no perfil de risco.
  • Tempo: para investimentos a longo prazo, o horizonte de tempo costuma variar entre 5 e 10 anos, mas pode chegar a décadas. Desse modo, quanto mais longo ó período, melhor é o retorno e ainda contamos com uma redução da volatilidade.
  • Reinvestimento: em se tratando de estratégias de investimento a longo prazo, os investigadores experimentam uma série de vantagens, dentre elas, poder reinvestir seus rendimentos e acelerar o crescimento do patrimônio.
  • Monitoramento: embora estejamos diante de ativos com rendimento a longo prazo, não significa que devemos deixá-los esquecidos. Nesse caso, também é possível monitorá-los e realizar ajustes necessários na estratégia.

Como Escolher Um Investimento de Longo Prazo?

A princípio, você precisa saber as estratégias de investimento a longo prazo não são as únicas questões que merecem nossa atenção. A escolha desses ativos requer um processo minucioso de avaliação e análise.

Pensando na dificuldade que os iniciantes enfrentam ao dar esse passo, selecionei alguns passos que você deve seguir:

  • Defina seus objetivos financeiros: antes de pensar nas  estratégias de investimento a longo prazo, é importante definir bem seus objetivos financeiros. Quanto pretende ganhar e em quanto tempo. Vai investir para aposentadoria, adquirir um bem?
  • Avalie o perfil de risco: o segundo passo é entender que tipo de investidor é você, ou seja, qual a sua tolerância ao risco da perda. Em suma, você pode ser um investidor conservador, moderado ou agressivo.
  • Considere diversificar a carteira: caso sua escolha seja por ser u investidor conservador ou moderado, uma opção é dividir seus investimentos entre diferentes tipos de ativos. Dessa forma, é possível reduzir a exposição ao rico.
  • Pesquise e analise: antes de começar a investir, é recomendado pesquisar sobre os tipos de ativos existentes no mercado, pois entender como funcionam, quais os históricos e perspectivas. Além disso, seria interessante obter informações de consultor financeiro.

Investimento a Longo Prazo Exemplos

Por falar em escolher bem um investimento, a melhor forma de fazer isso é, sem dúvida conhecer cada tipo de ativo e o que eles podem oferecer. Segue uma lista com os principais:

  • Ações
  • Títulos
  • Imóveis
  • Fundos de investimento imobiliários
  • Previdência privada
  • Fundos de índice
  • Investimento em startups

Confira 4 Estratégias de Investimento a Longo Prazo

De modo geral, existem diversas estratégias de investimento a longo prazo que você pode considerar e aqui estão 4 delas:

  1. Deep Value Investing: basicamente se resume em buscar ativos que se encontram subvalorizados em relação ao seu real valor, por exemplo, empresas que enfrentam crise. Nesse caso, estuda-se a possibilidade de futura recuperação;
  2. Growth Investing: esta é mais uma dentre as estratégias de investimento a longo prazo com foco em empresas. Aqui, os investidores escolhem empresas com alto potencial de crescimento, considerando: valor de mercado, lucro, receita e vantagem competitiva.
  3. Dividend Investing: uma tática bem popular e que está sendo usada por quem deseja construir riqueza a longo prazo é investir em empresas em dividem parte dos seus lucros com os acionistas.
  4. Buy and Hold: temos aqui uma estratégia que diz respeito a investir em ações de empresas sólidas e manter o investimento na carteira até que se alcance os resultados esperados. Assim que isso acontece, as ações são vendidas.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Mais Recentes