Marketing Digital Para Lojas Físicas: Guia Completo

Olá! Hoje vamos falar sobre marketing digital para lojas físicas, uma ferramenta que chegou para tornar a competitividade entre empresas mais justa. Então, se você precisa alavancar seu negócio, considere esse texto como o pontapé inicial.

O marketing tradicional continua sendo muito eficiente, mas não podemos negar que suas estratégias sempre foram caras, o que dificulta as coisas para as pequenas empresas ou empreendedores que estão começando.

Por outro lado, as táticas online são mais simples de serem executadas e apresentam um custo sensivelmente menor. Além disso, possuem um grande alcance, acompanhamento em tempo real, possibilidade de reajustes e ótimos resultados. Veja como começar!

Como Iniciar No Marketing Digital Para Lojas Físicas?

Podemos usar o marketing digital tanto nos negócios online quanto nos físicos, ou seja, se você possui uma empresa local, saiba que também consegue obter os benefícios.

No entanto, é necessário saber quais passos dar para que os resultados apareçam. Em síntese, a maioria dos empreendedores hoje, acredita que basta escolher uma ou duas estratégias e colocar em prática, mas não é bem assim. Aliás, é um grande erro!

Saiba que antes de começar precisamos realizar muitas pesquisas com o objetivo de saber o que serve para seu setor e o que não serve. Tudo deve ser feito após a criação de um planejamento.

Confira alguns passos para começar no marketing digital para lojas físicas:

  • Estude o mercado: realizar um estudo de mercado é imprescindível para descobrir as táticas ideais para cada tipo de negócio, principalmente, se você está dando os primeiros passos na área.
  • Analise a concorrência: o segundo passo para colocar em prática o marketing digital para lojas físicas é analisar os concorrentes. Sendo assim, busque informações sobre o que as empresas do ramo estão fazendo online. Uma boa dica é acompanhar suas redes sociais.
  • Faça uma lista com as estratégias mais usadas: ao observar seus concorrentes, certamente, descobrirá o que estão fazendo na internet. Contudo, não se trata de copiar e sim de fazer uma lista de estratégias e depois entender o que pode funcionar para sua empresa.
  • Foque no orçamento: agora é hora de focar no orçamento. Quanto você pode ou deseja gastar para alavancar seu negócio através das estratégias de marketing? Lembre-se que esse planejamento deve ser feito pensando em médio e longo prazo.
  • Crie uma identidade online: para começar a atrair seu público-alvo, é necessário criar uma identidade virtual, ou seja, criar um blog e perfis comerciais nas principais redes sociais.
  • Procure ajuda profissional: eu sei que é tentador querer implementar, você mesmo, suas estratégias na internet, entretanto, não é a melhor opção. Isso porque tudo o que for criado deve ser o mais profissional possível e reduzindo os riscos.

Marketing Digital para Lojas Físicas – Melhores Práticas de SEO

Dentre as estratégias de marketing digital para lojas físicas, o uso das técnicas de SEO é uma das mais importantes, principalmente quando pensamos em tráfego orgânico.

Tráfego orgânico é aquele que ocorre de forma natural, ou seja, o consumidor pesquisa na internet, o Google apresenta os resultados e ele escolhe quais páginas deseja acessar. Geralmente, esse tipo de tráfego é mais valioso, pois quem procura quer comprar.

Em resumo, a melhor forma de conseguir tráfego orgânico é otimizando todos os conteúdos com SEO. Dessa maneira, os motores de busca poderão encontrar seus canais e apresentá-los aos usuários. Sendo assim, dentre as principais técnicas de SEO, temos estas:

  • Título atrativo: o título do seu artigo de blog ou dos posts em redes sociais deve ser objetivo e atrativo para seu público;
  • Palavra-chave: a palavra-chave é o termo que usamos para pesquisar algo no Google, por exemplo “como criar um negócio online”. Usá-los no título e no desenvolvimento dos conteúdos é fundamental.
  • Legibilidade: seus textos e legendas devem ser confortáveis para o leitor, por isso, precisamos tornar os escritos o mais didáticos possível e usar uma linguagem simples, dentre outras coisas.
  • Link building: link bulding é aquele link externo, ou seja, quando outro blog ou site, cita seu conteúdo em um material e insere o endereço. Contudo, o ideal é que o site em questão tenha autoridade.

Como Utilizar as Redes Sociais Para Promover Negócio Local?

No caso das redes sociais, são indispensáveis quando o assunto é marketing digital para lojas físicas. Por exemplo, Facebook e Instagram somam bilhões de usuários conectados diariamente, ou seja, consumidores.

Com toda a certeza seu público-alvo está presente nesses ambientes digitais e você precisa estar lá para competir com seus concorrentes.

A dica é usar todas as ferramentas que as redes oferecem e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade. A frequência também é importante somente uma análise prévia dirá qual deve ser.

Gostou desse post? O que mais gostaria de saber sobre marketing digital para lojas físicas? Então comente aqui embaixo!

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Mais Recentes